Por que é preciso utilizar o cinto de segurança durante todo o voo?

cinto_segurança_avião

Muitos passageiros ainda questionam a eficácia do uso do cinto de segurança durante a fase de cruzeiro de um voo, principalmente quando as condições meteorológicas são favoráveis e se a aeronave estiver já há algum tempo sem enfrentar turbulências. Mas afinal, por que o uso do cinto de segurança é tão importante durante o voo?

Em resumo, os pilotos têm basicamente duas formas de detectar uma possível zona de turbulência no caminho: uma delas é através das informações dos radares e outros equipamentos de solo e de bordo; a outra opção vem da comunicação com outras aeronaves. Nesses casos, os pilotos têm a possibilidade de analisar previamente as condições do local e efetuar um desvio da rota.

Mas nem todas as turbulências podem ser previstas. Em algumas situações, pode ocorrer a chamada turbulência de céu claro ou CAT (clear air turbulence, em inglês). Esses eventos não aparecem no radar e só podem ser identificados “na prática”, ou seja, quando uma aeronave passa pela região. Em casos extremos, pode ocorrer uma súbita perda de altitude, causando um grande solavanco na cabine, que pode causar ferimentos aos passageiros que não estiverem com os cintos de segurança afivelados.

Embora seja incapaz de causar a queda de uma aeronave, uma turbulência severa pode causar incidentes, sobretudo quando não pode ser prevista. Por isso é tão importante utilizar o cinto de segurança durante todo o voo. A segurança é o principal pilar da aviação e uma verdadeira “obsessão” de todos os profissionais da área. Portanto, da próxima vez que ouvir uma recomendação da tripulação, mesmo aquelas que você talvez considere “exageradas”, saiba que aquela orientação faz parte de uma série de procedimentos que têm um único objetivo: assegurar que todos os passageiros façam uma viagem tranquila e segura.

Confira na Líder Aviação os melhores serviços de aviação executiva. Siga-nos no
Twitter e Facebook. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *