Dica do comandante: Aprendendo com a natureza

Aprendendo-com-a-naturezaPor Comandante Tomaz Jeferson

Devido a capacidade do ser humano em aprender e conseguir ensinar aos seus semelhantes os ensinamentos adquiridos, transferindo experiências e conhecimentos aos mais jovens, é que o homem chegou ao atual estágio da civilização, aprendeu a voar e sempre continuará voando. Diferentemente dos animais que sempre começam do zero, não interessando o nível de adestramento recebido em vida, seu descendente irá partir do início do aprendizado, e a sua geração anterior não conseguirá transmitir o que aprendeu. Apenas as funções naturais como, nadar, voar, correr, etc., já estão incorporadas ao ser vivo desde o nascimento. Um patinho, ao sair do ovo, já sabe nadar pois esta é uma característica presente na sua espécie.

Recentemente, ao assistir um programa no canal da Discovery, observei uma cena que muito diz respeito à natureza. Uma águia, no Canadá, estava voando baixo (rasante) sobre um lago e, em um dado momento, colocou as suas garras para frente e conseguiu apanhar um peixe para levá-lo ao seu ninho, com a finalidade de alimentar seus filhotes.

O que podemos aprender com este fato da natureza?

Simples: A águia não ultrapassa seu envelope de voo e nem a sua capacidade de transporte (peso). O seu voo é realizado dentro da segurança que a natureza ensinou. Ela não colide com a superfície. Outro detalhe, a águia consegue apanhar o seu peixe de acordo com a sua capacidade de transporte. Não agarrou um peixe muito grande e pesado, pois se tivesse feito não teria força e sustentação para transportar sua carga. A mãe Natureza é sábia e incorporou alguns limites que a referida águia estava obedecendo, ou seja, estava voando dentro do seu envelope operacional.

Simplesmente a águia seguiu seus instintos. O que podemos aprender com a natureza?

Muito. Vamos seguir nossos limites em qualquer atividade do dia-a-dia. No volante do nosso carro, vamos adotar uma postura de ¨direção defensiva¨, em nossas casas, verificar as condições de segurança e no ambiente do trabalho, uma condição de prevenção e estar sempre atento para seguir às normas e procedimentos estabelecidos.

Prevenir é sempre a melhor opção.

Confira na Líder Aviação os melhores serviços de aviação executiva. Siga-nos no Twitter e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *