A importância do checklist para a segurança do voo
Você sabe o que é o checklist na aviação?
Trata-se de uma lista composta por um conjunto de condutas, itens ou tarefas que devem ser lembradas ou seguidas durante uma operação, de modo a garantir a segurança operacional de um voo e a prevenção de danos em equipamentos.
O checklist é responsável pela verificação – antes, durante e após o voo – de itens considerados críticos, tais como estado dos equipamentos a bordo, informações sobre inspeção de aeronaves, entre outros quesitos.
Este processo, realizado por no mínimo dois profissionais, envolve uma observação minuciosa de cada item presente na lista e demanda tempo. Por isso, é fundamental que todas as etapas da verificação sejam planejadas para serem seguidas com calma e no tempo estipulado. Prevenindo, assim, possíveis problemas sejam em voo, sobre o mar ou sem local para pouso.
Checklist em todas as etapas da operação
A eficiência da realização do checklist pelos tripulantes antes, durante e após os voos fez com que a prática se disseminasse para outros setores da aviação, como na manutenção de aeronaves.
A prática passou a ser adotada no pré-voo – para constatar, em solo, possíveis falhas no sistema de voo; e no pós-voo, para analisar a necessidade de uma manutenção preventiva.
Um checklist bem executado em todas as suas etapas pode evitar acidentes e garantir a segurança de voo.
Como surgiu o Checklist na aviação?
O Cheklist na aviação surgiu em outubro de 1935, após um acidente fatal com uma aeronave militar Boeing modelo 229 (também conhecida como Boeing B-17), com quatro motores e considerada, na época, a mais sofisticada da categoria.
Durante a decolagem, a aeronave sobrevoou alguns metros da pista e caiu, chocando seu nariz contra o solo e causando a morte dos dois tripulantes a bordo.
Na investigação ficou constatado que os tripulantes esqueceram de retirar as travas dos comandos – gust lock -, utilizadas para travarem as superfícies de comando da aeronave em solo, evitando a danificação por ação do vento.
A confiança dos tripulantes abriu espaço para pequenas distrações e contribui para a diminuição dos níveis de alerta e do cuidado com os detalhes. A partir deste ocorrido, a Boeing adotou o checklist como item mandatório para todas as aeronaves da frota da empresa a fim de evitar demais acidentes.
Coloque o checklist como prioridade
Com a rotina e até mesmo pelo excesso de confiança devido a experiência na área, muitos profissionais acabam sendo influenciados por pequenas distrações, fato que contribui para a diminuição dos níveis de alerta e do cuidado com os detalhes.
Todo ser humano está sujeito a essas situações. E, com o tempo e a repetitividade
de atividades, itens importantes que necessitam de foco se tornam baixa
prioridade. É nesta hora que o checklist mostra a sua real importância. Por
isso, não deixe de incluir essa atividade em sua rotina, por mais atribulada
que esteja.
Curta a página da Líder Aviação no Linkedin, Twitter, Facebook e Instagram e matenha-se atualizado sobre as melhores soluções em aviação executiva.
Líder Aviação. Fretamento. Gerenciamento. Manutenção. Compra e venda. Serviços Aeroportuários.