UTI aérea: 3 fatores determinantes para o sucesso de um transporte aeromédico

uti_aerea-transporte-aeromedico
UTI aérea: alguns cuidados fazem a diferença quando se tem a missão de salvar uma vida.

Existem situações em que não é possível realizar o resgate de um paciente apenas com uma ambulância em via terrestre. Nessas horas, surge a necessidade de um transporte aeromédico, também conhecido como UTI aérea.

O serviço de UTI aérea consiste no transporte de pacientes por via aérea, seja no resgate inicial, no local do acidente, ou de uma instituição médica para outra, o que envolve uma rede de diversos profissionais, altamente especializados nesse tipo de missão.

E quando estamos falando de remoções aéreas, três fatores devem ser levados em conta para não comprometer a eficácia do serviço e colocar a vida do paciente em risco:

Aeronaves especialmente configuradas para UTI aérea

Ao contrário do fretamento de aeronaves executivas, o transporte aeromédico exige uma série de equipamentos médicos a bordo para dar suporte à missão. Os equipamentos podem variar de acordo com a necessidade do paciente que será transportado, mas é importante confirmar se a empresa que oferece o serviço conta com toda a infraestrutura e equipe necessárias, além, é claro, de autorização da ANAC para realizar esse tipo de voo. No site da agência, você encontra a lista completa de empresas autorizadas.

A Líder Aviação, por exemplo, conta com aeronaves turboélice, jatos e helicópteros configurados para UTI aérea e prontos para atender a todo tipo de missão, desde voos curtos a transportes intercontinentais.

Equipe médica qualificada

Tão importante quanto os equipamentos é ter uma equipe altamente treinada e especializada em remoções aéreas. Antes de contratar o serviço, é fundamental verificar se a equipe conta com os profissionais exigidos para a missão e se os mesmos possuem experiência e os certificados exigidos pelos órgãos reguladores. Normalmente, além dos profissionais do hospital, as empresas de táxi aéreo devem ter médicos e enfermeiros disponíveis para acompanhar toda viagem, conforme a necessidade.

Credibilidade da empresa contratada 

Na hora de salvar vidas, é melhor não arriscar. Com mais de 20 anos de experiência no transporte aeromédico, a Líder Aviação é responsável por mais de 7.500 vidas salvas através das remoções realizadas com toda segurança, agilidade e pontualidade que o serviço exige.

Além disso, a Líder foi a primeira empresa do Brasil a obter a homologação da ANAC para realizar transporte aeromédico e conta, inclusive, com grandes parceiros do setor médico.
Em resumo, quando o assunto é transporte aeromédico ou UTI aérea, é preciso ficar atento a detalhes para escolher uma empresa que cumpra com o compromisso de preservar a vida e garantir a saúde do paciente.

Confira na Líder Aviação os melhores serviços de aviação executiva. Siga-nos no Twitter e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *