Quando o excesso de confiança da tripulação pode representar riscos ao voo

confiança-da-tripulação-

A contribuição das modernas tecnologias para a segurança dos voos deve ser celebrada pela tripulação. Dos primeiros sistemas de navegação, aos modernos aviônicos digitais, essas ferramentas contribuíram para facilitar e reduzir a carga de trabalho do piloto. Mas a crescente automação da aviação é um assunto que ainda divide opiniões.

Por um lado, é inegável que a tecnologia reduziu o índice de acidentes. Entretanto, especialistas alertam que a precisão dos equipamentos pode levar a um excesso de confiança por parte da tripulação – uma atitude que é potencialmente perigosa.

De acordo com um estudo da Civil Aviation Authority (CAA), do Reino Unido, a crescente confiança dos tripulantes nos sistemas pode trazer como “efeito colateral” o risco de que os tripulantes percam as habilidades requeridas para reagir apropriadamente a uma eventual pane nos equipamentos e à situação inesperada decorrente disso.

O documento aponta, inclusive, para uma crescente dependência das tripulações em relação à automação do cockpit, já que os pilotos passam a atuar cada vez mais como “gestores de sistemas”, ou seja, passam a maioria do voo monitorando os equipamentos da aeronave.

Mesmo com sistemas totalmente funcionais e operantes, em determinadas situações os pilotos podem sofrer uma perda da consciência situacional causada, em parte, pela própria automação. Por exemplo: um erro de digitação ao inserir a proa – digitar, por exemplo, 200º ao invés de 020º –, somada à confiança inquestionável no equipamento de navegação, pode conduzir a aeronave a uma situação crítica.

Portanto, é preciso ter sempre em mente que, qualquer sistema, por mais avançado que seja, ainda depende do gerenciamento humano e, por isso, os profissionais da área não devem acomodar-se. Estar atento em todos os momentos do voo, bem como acompanhar de perto as inovações na aviação, devem fazer parte da rotina dos aviadores. Desta forma, seremos capazes de conciliar a precisão das máquinas com a ainda insubstituível habilidade humana.

Confira na Líder Aviação os melhores serviços de aviação executiva. Siga-nos no InstagramFacebook e Twitter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *