HondaJet: Saiba mais sobre o jato leve mais avançado do mundo

HondaJet--LABACEO HondaJet, primeiro avião executivo da Honda Aircraft Company, foi a estrela da 12ª Labace, feira de aviação executiva que terminou na última quinta-feira (13). Milhares de visitantes fizeram fila para conhecer a aeronave, que fez sua estreia no Brasil. Mas, afinal, o que faz do HondaJet um jato tão inovador?

Um dos principais destaques do avião da Honda Aircraft Company é a grande inovação tecnológica no design de aviação: a configuração OTWEM (Over-The-Wing Engine Mount). A configuração patenteada, que leva os motores sobre as asas, melhoram consideravelmente o desempenho e a economia de combustível, reduzindo o arrasto aerodinâmico. O OTWEM também reduz significativamente o ruído e a vibração na cabine, possibilitando um voo mais confortável.

O fluxo de ar laminar natural (Natural Laminar Flow) das asas e o nariz da aeronave foram desenvolvidos através de extensas análises e testes em túnel de vento, resultando em menor arrasto aerodinâmico em altas velocidades e numa melhor performance de subida.

A estrutura da aeronave também possui características inovadoras. Com uma estrutura única e moderna de material composto modelo “honeycomb sandwich” (camadas em forma de favo de mel, sobrepostas umas sobre as outras), combinados com paineis de estrutura rígida em um processo de curagem patenteado, o peso da aeronave é reduzido proporcionando um melhor desempenho e capacidade de carga, além de simplificar a complexidade no processo de fabricação.

Outra novidade está no painel digital de última geração do cockpit, com a versão mais recente da plataforma de aviônicos Garmin G3000 ™ com recursos e capacidades únicas para o HondaJet. A configuração de exibição, de 40/60 em ambos os monitores primários de voo G3000, fornece uma verificação visual mais fácil para pilotos, e contribui para uma melhor consciência situacional e segurança, ao permitir que o piloto ou copiloto selecione e mostre informações adicionais dentro de uma área customizável, que consome aproximadamente 40 por cento da largura de cada monitor de 14 polegadas e alta resolução.

Em resumo, o HondaJet é um jato leve, com atributos de design que contribuem para uma alta eficiência no consumo de combustível, mais espaço disponível na cabine e no bagageiro, além de alcançar velocidade de cruzeiro maior do que a de outras aeronaves de sua categoria: 778 km/h.

E se você não teve a chance de conhecer o HondaJet na Labace, confira esta reportagem, produzida pela Honda Brasil, que conta com uma entrevista exclusiva com Michimasa Fujino, CEO da Honda Aircraft Company e responsável pelo projeto da aeronave.

 

Confira na Líder Aviação os melhores serviços de aviação executiva. Siga-nos no Twitter e Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *